Brasil brilha em evento católico em Chicago, Estados Unidos 70e5s

Duas experiências da SSVP do Brasil foram destaque:
Rede de Afeto e Banho Solidário
Participei, há algumas semanas, representando o Conselho Geral Internacional da Sociedade de São Vicente de Paulo, da Semana Mundial do Catolicismo 2023, evento realizado pela Universidade DePaul, na cidade de Chicago (EUA). A DePaul é mantida pela Congregação da Missão (padres vicentinos) e é uma das mais conceituadas instituições de ensino norte-americanas, fundada há 125 anos.
Uma das atividades constantes na agenda de trabalho era um , em formato de pôsteres, preparado pelo próprios estudantes da DePaul, que cursavam diferentes faculdades, como Sociologia, Comunicação, istração e Antropologia, entre outros. Qual foi a minha surpresa ao constatar que três dos 12 trabalhos técnicos apresentados tinham o Brasil como tema central ou foram inspirados no nosso país?

O aluno Daniel Lopez apresentou o pôster intitulado “Irmã Dorothy Stang: a protetora da Amazônia”, retratando a história de vida dessa religiosa norte-americana (naturalizada brasileira) que pertencia à Congregação das Irmãs de Nossa Senhora de Namur, assassinada no Pará durante um conflito por disputa de território entre fazendeiros e sem-terra. A Irmã Dorothy Mae Stang (1931-2005) se notabilizou ao criar projetos sociais de desenvolvimento sustentável, visando oferecer uma solução pacífica sobre a questão fundiária no Brasil.

Já a aluna Serena Stern aprofundou-se na biografia de Dom Hélder Câmara (1909-1999), arcebispo emérito de Olinda e Recife, defensor dos pobres e da não-violência. É dele o projeto de criação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Ele também fundou a “Cruzada São Sebastião”, a “Ação Católica Brasileira” e o “Banco da Providência” para atender aos mais necessitados. Dom Hélder escreveu 23 livros e liderou um movimento nacional contra a fome, ao lançar a Campanha “Ano 2000 Sem Miséria”. Atualmente, Dom Hélder Câmara está em processo de beatificação, já sendo declarado pelo Vaticano como “venerável”.
Aluna Serena Stern Poster sobre Dom Hélder
Por fim, a estudante Emily Santos destacou a atuação do Instituto Global dos Sem-Teto, entidade internacional que atua para reduzir o número de sem-teto pelo mundo. O pôster de Emily focou sobre as ações do referido Instituto no Brasil, apresentando as experiências bem-sucedidas no Paraná, Minas Gerais e São Paulo, além de outras iniciativas pelo país, muitas delas em parceria com a Família Vicentina. Estima-se que 300 mil brasileiros estejam na condição de sem-teto, como morador de rua ou situação similar. O trabalho buscou mostrar que a intervenção do Instituto vem mudando efetivamente a vida das pessoas.

Os outros pôsteres dos alunos versaram sobre o combate à Aids na África, a pobreza na América Latina, a questão dos migrantes equatorianos, o papel da mulher, a história da Virgem de Guadalupe, o exemplo de vida de Santo Oscar Romero na defesa dos cristãos de El Salvador, entre outros. Em todos os temas, havia forte conexão com a Doutrina Social da Igreja e com as virtudes vicentinas.
Além desse excelente organizado pelos estudantes universitários da DePaul, eu mesmo, durante a minha apresentação (anexa), apresentei 12 iniciativas empreendidas pelas Conferências vicentinas pelo mundo todo, citando duas experiências da SSVP brasileira que merecem todo o nosso aplauso: a “Rede de Afeto” e o “Banho Solidário” (páginas 15 e 16). Portanto, o Brasil teve grande protagonismo na Semana Mundial do Catolicismo 2023.
Confrade Renato Lima de Oliveira
16º Presidente-geral Internacional