Formação, partilha e compromisso marcam o XVI Encontro Nacional da ECAFO 483f4z

Entre os dias 25 e 27 de abril de 2025, a cidade de Santa Luzia/MG acolheu cerca de 90 vicentinos de todo o Brasil para o XVI Encontro Nacional da ECAFO (Escola de Capacitação Antônio Frederico Ozanam). Realizado na Casa de Retiro e Espiritualidade Recanto Coqueiro D’Água, o evento teve como tema “A caridade e a justiça são filhas do amor, e a caridade abre os caminhos da justiça”, frase de Beato Antônio Frederico Ozanam.
O encontro teve como principal objetivo fortalecer a missão formativa da ECAFO por meio de palestras, dinâmicas em grupo e definições de metas concretas para o futuro da formação vicentina, com ênfase em temas como liderança servidora e Doutrina Social da Igreja. Além disso, um dos grandes focos foi refletir sobre a “Ecafo que temos e a Ecafo que queremos”, buscando soluções para os desafios enfrentados atualmente, como o alcance da formação até a base da SSVP e a necessidade de torná-la mais atrativa.
“Foi realmente um encontro que ficará marcado no coração de cada um”, destacou César Custódio da Silva, Coordenador Nacional da ECAFO e responsável pela organização do evento. “Acreditamos que todos foram saciados com as formações apresentadas e agora aguardamos a aplicação destas em seus respectivos Conselhos. Que possamos ter mais encontros assim. E que a unidade seja sempre constante.”
A espiritualidade também teve seu espaço especial na programação, com momentos conduzidos pelo Padre Allan Júnio Ferreira, assessor espiritual do Conselho Nacional do Brasil (CNB), que provocou reflexões profundas sobre vocação e liderança.
Compromissos assumidos 3huu
Dentre os encaminhamentos definidos ao final do encontro, destacam-se três metas principais:
- Reaplicação das formações nos Conselhos Metropolitanos, Centrais e Particulares, até atingir toda a base vicentina;
- Organização de equipes de ECAFO em todos os Conselhos Centrais;
- Elaboração de planejamentos locais de ação de acordo com a realidade de cada área.
Vozes que ecoam da formação 2d721j
Diversos participantes compartilharam a alegria e os frutos colhidos no evento. A vice-presidente da Região 5, Vânia de Fátima Garcia Siebert, de Paracatu/MG, afirmou que o encontro foi “cem por cento rico em conteúdo”, destacando a motivação adquirida para visitar ainda mais unidades vicentinas e incentivar a formação. Já Agnaldo Lúcio Ferreira, coordenador da ECAFO do Conselho Metropolitano (CM) de Barbacena/MG, disse que pretende usar os materiais recebidos para adaptar a formação à realidade local e que o evento foi “muito bem-organizado, com temas importantes e uma espiritualidade muito bem trabalhada”.
De Piedade/SP, o confrade Claudinei José Pereira, coordenador da ECAFO do CM Jundiaí/SP, refletiu sobre a profundidade dos debates e a importância de formar lideranças preparadas: “O Encontro Nacional foi um momento oportuno para avaliarmos o que está sendo feito e o que de fato necessitamos. Será através da formação coerente que poderemos alcançar um maior comprometimento dos nossos confrades e consócias.”
Já a coordenadora da ECAFO, Maria de Fátima Soares Neia Ribeiro, de Goianésia/GO, destacou o quanto aprendeu com as formações e trocas de experiências: “Me senti feliz em conhecer pessoas com a mesma vocação e em poder levar para minha região formas mais eficazes de divulgar e promover os encontros da ECAFO.”
Um caminho de continuidade 3fk70
O sucesso do XVI Encontro Nacional da ECAFO é reflexo do trabalho coletivo e do compromisso com a formação vicentina. A equipe nacional da ECAFO, apoiada pela diretoria doCNB e pelas coordenações regionais, celebrou o evento como um o importante rumo a uma formação mais efetiva, ível e transformadora.
Como disse o confrade César: “Gratidão por tudo. Sem a participação dos nossos coordenadores e presidentes dos Conselhos Metropolitanos, não teríamos êxito. Deus lhes abençoe!”
